By: André Nogueira On: julho 31, 2015 In: Marketing Digital Comentários: 0

Se for mais fácil encontrar seu concorrente no Google do que sua própria empresa, você não pode deixar de ler todo este artigo. Nele vamos entender como funciona a organização dos resultados em uma pesquisa e também como é possível subir para as primeiras posições do Google.

Para entender como funciona a organização dos resultados é essencial que você conheça o PageRank. O PageRank é o algoritmo utilizado pelo Google para ranquear os resultados em uma pesquisa, ele é responsável por fazer você aparecer em primeiro, último ou nem aparecer. Para classificar e posicionar seu site, o PageRank considera sua importância dentro do contexto da pesquisa e cria um índice para ele. O mesmo é feito para todos os outros sites da web, então os resultados da pesquisa são ordenados de maneira crescente de acordo com o valor do índice criado pelo PageRank.


Curiosidade: O nome PageRank faz referência ao sobrenome de seu criador, Larry Page – Cofundador do Google. Ou seja, PageRank significa algo como: Ranque do Page (Larry).


Nem todos os critérios analisados pelo PageRank são conhecidos, e os conhecidos foram descobertos de modo empírico através do compartilhamento de experiências de toda comunidade web. Então, saiba que não existe uma receita de bolo para chegar às primeiras posições e sim um conjunto de boas práticas que podem te levar até lá.

SEO (Search Engine Optimization, em português: Otimização para Motores de Busca) é o nome do trabalho que tem foco em melhorar o posicionamento de um site nos resultados orgânicos de um mecanismo de pesquisa. O resultado fruto deste trabalho normalmente começa ser percebido a médio ou longo prazo, pois, além de possivelmente ser necessário realizar alterações na parte estrutural e de conteúdo do site, também é necessário esperar que o Google faça a atualização do índice criado pelo PageRank. O tempo desta atualização varia de site para site e um dos fatores de maior influência é a frequência que você faz atualizações no seu site, ou seja, o intervalo de tempo que o site recebe novos conteúdos.

Agora, se você busca resultados de curto prazo, uma opção é realizar investimento em SEM (Search Engine Marketing, em português: Marketing para Motores de Busca). Este trabalho é realizado através da compra de palavras-chave. Simplificando: quando um usuário faz uma pesquisa que contém alguma das palavras-chave que você comprou, você exibe um anúncio da sua empresa para ele, quando ele clica em seu anúncios é direcionado para seu o site. No caso do Google, este trabalho é feito através de um ferramenta chamada Google Adwords, e se você quiser aprofundar um pouco mais no assunto, recomendamos que leia nosso artigo: “Como o Google pode ajudar meu negócio?“, veja o conteúdo completo deste artigo clicando aqui.

Agora que você sabe por que sua empresa não está aparecendo no Google, talvez seja hora de procurar a ajuda de um especialista. Se você tiver alguma dúvida saiba que estamos à sua disposição para ajudar. Você pode agendar um bate-papo com um de nossos consultores para esclarecer todas suas dúvidas, para fazer isso clique aqui.

 

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