By: André Nogueira On: julho 31, 2015 In: Marketing Digital Comentários: 0

Se você tem ouvido falar muito sobre redes sociais nos últimos tempos e ainda não entende o motivo pelo qual elas se tornaram tão inerentes em estratégias de marketing e vendas, este artigo é dedicado à você.

O primeiro ponto à se entender sobre redes sociais é que elas podem gerar diversos resultados, por isso é de suma importância definir qual é seu objetivo com este trabalho. Não se preocupe se você não entende sobre elas e por isso acredita que pode criar objetivos inalcançáveis, a boa notícia é que você dificilmente conseguirá criar este tipo de objetivo. Os resultados possíveis de serem alcançados com as redes sociais vão desde a construção de marca (branding), melhora de atendimento ou geração de tráfego para seu website. Este último terá nosso foco no artigo e exploraremos como funciona e quais os benefícios tangíveis gerados por ele.

A palavra tráfego não deve te assustar, apesar da semelhança semântica com “tráfico” elas possuem significados muito distantes. Quando a expressão “gerar tráfego” surgir saiba que estamos dizendo “gerar visitas”, ok? Agora, vamos entender com profundidade o que é tráfego e quais suas formas existentes.

São 4 (quatro) os principais tipos de tráfego: direto, orgânico, pago e referencial. Cada um deles é acionado de modo distinto e é importante que você conheça-os para compor seus objetivos com maior foco, então vamos lá:

Tráfego direto

Este é o modo mais fácil de ser compreendido, ele acontece toda vez que um usuário digita o endereço do seu site diretamente no navegador. Entretanto, com a popularização dos sites de busca (Google, Bing, Yahoo etc.) o volume de tráfego gerado por este modo não é alto, pois exige que o visitante saiba e digite corretamente o endereço de seu site no navegador.

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Exemplo de Tráfego Direto

Tráfego orgânico

Quando você não sabe o endereço de um site é comum digitar algo que possa levá-lo até ele em um site de buscas, como por exemplo: o Google. Quando um usuário faz uma pesquisa, encontra seu site e o acessa através do link do resultado da pesquisa, essa é nosso claro exemplo de tráfego orgânico.

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Exemplo de Tráfego Orgânico

Tráfego pago

Se sua empresa já possui alguma expertise digital e já realiza anúncios em alguma plataforma, sempre que um usuário clicar em seu anúncio e chegar até seu site, o tipo de tráfego será Pago. Este modo de tráfego é maior fonte de praticamente toda empresa que já faz algum tipo de investimento digital. Se você quiser entender melhor este tema, leia nosso artigo: Como o Google pode ajudar meu negócio?

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Exemplo de Tráfego Pago

Tráfego referencial

Este modo de tráfego é fruto, também, de trabalhos desenvolvidos nas redes sociais e é um dos mais importantes no cenário atual do marketing digital. O tráfego referencial acontece sempre que você publica um link em qualquer rede social, um leitor clica nele e acessa seu site. Outro ponto importante deste modo é que você consegue gerar um tráfego de maior qualidade, pense conosco: você publica algo que possui uma continuação no seu site, quem visualizar e não tiver interesse naturalmente ignorará o link, já os leitores que possuírem algum interesse pelo assunto clicarão no link para visualizar o conteúdo completo e deste modo passarão a te ver como referência para o assunto.

Exemplo de Tráfego Referencial

Exemplo de Tráfego Referencial

Agora que você conhece os principais tipos de tráfego, componha sua estratégia com o foco mais direcionado. E se você acredita que aumentar as visitas de seu site pode melhorar suas vendas, desenvolver um bom trabalho em redes sociais pode contribuir muito. Se deixamos alguma dúvida ou você quiser inserir mais profundidade no assunto, fale agora mesmo com nosso time de consultores. Clique aqui!

 

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